"Diagnóstico não é destino"

Espondilite Anquilosante

A sua dor piora no inverno? Sente dor articular quando o frio está chegando?

IMG_2718

A nossa companheira de cada dia tem algumas particularidades, a dor reumática de característica inflamatória é mais intensa de manhã, diminuindo ao longo do dia, mas agravando-se ao meio da tarde. Durante a noite a dor exacerba-se, nos acordando (delicia né? #sóquenão). A rigidez articular que nos acompanha, consiste no desconforto, dificuldade, sensação de "prisão" que nós sentimos ao iniciar o movimento após um período de inatividade,ao acordar a duração é maior do que 30 minutos. Mas essa tal dor crônica de característica inflamatória que já é cruel o suficiente, pode ser diabólica e piorar no inverno, infelizmente . . .

Então, nosso corpo contem tendões, músculos e ossos de diversas densidades e assim o tempo frio e úmido pode influenciar a expansão e contração desses elementos de diversas formas. Além disso se você tiver áreas de cicatrizes resultantes de fraturas ósseas ou de feridas, que também têm diferentes densidades a dor nesses locais é mais frequente.

As alterações na pressão atmosférica e na temperatura podem aumentar a rigidez articular por desencadear pequenos movimentos que podem alterar a resposta nociceptiva (simplificando: ocorre o estimulo nocivo "frio", ativação dos nociceptores, transmissão para o cérebro e então ocorre a percepção da dor), os pacientes com doença inflamatória articular tem a resposta alterada nos receptores articulações (Hiperalgesia = aumento da sensibilidade dolorosa). As alterações na pressão atmosférica podem igualmente desequilibrar de forma transitória a pressão corporal com aumento da sensibilidade das terminações nervosas.

Na maior parte dos trabalhos que conseguem provar uma associação entre as alterações climatéricas e a dor nas doenças reumatológicas, a umidade aumentada e a baixa temperatura são aqueles componentes que de forma mais consistente se encontram envolvidos nesta relação.

O Outono e o Inverno são as estações do ano em que o agravamento da sintomatologia é mais referido, sendo isso uma constante em todas as doenças. Os fatores climáticos mais vezes nomeados com agravantes das queixas são: o tempo úmido, as temperaturas baixas e a chuva.

Embora os fatores climatéricos não influenciem a história natural das doenças, podem afetar a sensação da dor por modificação das vias dos mediadores envolvidas na sensação dolorosa. Sabe-se também, que a influência das estações do ano no humor, em certos indivíduos é um fator  que se pode relacionar com a percepção da doença e da dor.

E ai, você também sofre mais com baixas temperaturas e umidade aumentada? Eu sofro ;)!

Documentário conta história de triatleta catarinen...
Programa Fôlego - IRONMAN Brasil 2018

Posts Relacionados

Comentários

 

Inscreva-se para ser avisado sobre novos posts

© Copyright 2018 - Fernanda Hayde

Ventura Web Solutions

Assine o nosso BLOG e seja notificado quando houver uma nova postagem!