"Diagnóstico não é destino"

Especialistas

Ser imune é estar protegido!

Untitled

 O nosso sistema imunológico é a defesa natural que o corpo tem para lutar contra agentes nocivos, infecções e doenças, portanto, se ele estiver enfraquecido, a capacidade de defesa do nosso corpo diminui e nos tornamos mais vulneráveis.

As principais células do sistema imunológico são os leucócitos, ou glóbulos brancos; quando o organismo detecta uma ameaça, essas células são mobilizadas e viajam através do sangue para o foco nocivo, com a função de reparar o tecido que foi danificado, servir de barreira para conter a infecção e produzir substâncias que promovam a dor.

A inflamação é a forma que o sistema imunológico utiliza para enfrentar as infecções causadas por bactérias, fungos, vírus, protozoários ou príons. Ele detecta as partículas que são prejudiciais à saúde e, em resposta à sua invasão, reage atacando e as destruindo. A inflamação diminui apenas quando a ameaça desaparece.

Com um sistema imunológico deficitário, podem aparecer certas doenças autoimunes, que fazem com que ataque erroneamente as células saudáveis do próprio corpo. O organismo é incapaz de diferenciar os seus próprios tecidos dos agentes infecciosos. Como fica confuso, inflama as partes do corpo que são saudáveis. Existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes e, embora em muitos casos as suas causas sejam desconhecidas, acredita-se que tenham um forte componente hereditário, genético, e com maior prevalência em MULHERES.

Felizmente, hoje em dia, a ciência tem em conta a epigenética, ou seja, o efeito que o estilo de vida e os fatores ambientais têm na expressão genética, determinando dinamicamente a expressão do genes. Assim, ao invés de ver a herança genética como um veredito imutável para a vida, devemos ter em consideração como os fatores epigenéticos irão influenciar os nossos genes. Assim como existem fatores internos que alteram o seu bom funcionamento, existem outros fatores externos que podem nos ajudar a fortalecê-lo, como:

✅ alimentação balanceada, rica em aminoácidos, vitaminas e minerais;

✅ higiene pessoal, lavar as mãos é um hábito simples e saudável;

✅ atividade física regular, ajuda a oxigenar as células para desempenhar melhor suas funções;

✅ meditação e relaxamento, o equilíbrio entre corpo e mente são essenciais;

✅ boas noites de sono, ajudam a manter a liberação hormonal adequada;

Estamos expostos constantemente a agentes nocivos a nossa saúde, mais a frente falaremos melhor sobre as dicas de alimentação e qualidade de vida que irão ajudar você a fortalecer seu sistema imune, seu corpo irá agradecer! FIQUE LIGADO!

Exercício Físico e Espondilite Anquilosante
Race Report 70.3 Florianópolis

Posts Relacionados

Comentários

 

Inscreva-se para ser avisado sobre novos posts

© Copyright 2018 - Fernanda Hayde

Ventura Web Solutions

Assine o nosso BLOG e seja notificado quando houver uma nova postagem!