É um conjunto de terapias de massagem (apertar, friccionar e amassar), como você pode imaginar é um assunto enorme com várias linhas diferentes.
É a aplicação de manipulação sistemática dos tecidos moles, o uso das mãos é considerado o método mais efetivo de aplicação, sendo que a apalpação pode ser usado como método avaliativo.
Existe duas linhas distintas:
Ocidental, que segue as regras da medicina, apresentando comprovação cientifica dos seus efeitos e resultados no aparelho esquelético e muscular. Entre essas massagens, temos a Sueca, a Desportiva, a Miofascial, Terapêutica, Drenagem Linfática, entre outras.
Oriental, visa o equilíbrio energético, os chakras e meridianos do corpo, como exemplo as técnicas de Shiatsu, Reflexologia, Reike, entre outras.
Ambas as linhas são muito parecidas no sentido de terem como objetivo relaxa o sistema nervoso.
Indiferente da linha usada, é de extrema importância que o massoterapeuta tenha profundo conhecimento da anatomia e fisiologia humana. Aprender, aperfeiçoar varias técnicas. Adequar alguns elementos essenciais, como direção do movimento, ritmo, velocidade, intensidade, duração e frequência, para assim fazer um tratamento correto, pois uma manobra indevida pode acarretar em consequências graves.
Quando trabalhamos com seres humanos, temos que ter em mente que cada paciente é único,sendo assim seu tratamento é individualizado.
A massagem em geral visa o equilíbrio psíquico, físico e energético, aliviando assim o estresse e aumentando a circulação sanguínea.
A massagem executada com seriedade e conhecimento, vem produzindo efeitos benéficos ao longo dos séculos em varias civilizações. São inúmeros os benefícios, e estes serão abordados nos próximos posts.