"Diagnóstico não é destino"

Especialistas

O que é massoterapia ?

O que é massoterapia ?

 É um conjunto de terapias de massagem (apertar, friccionar e amassar), como você pode imaginar é um assunto enorme com várias linhas diferentes.

É a aplicação de manipulação sistemática dos tecidos moles, o uso das mãos é considerado o método mais efetivo de aplicação, sendo que a apalpação pode ser usado como método avaliativo.

Existe duas linhas distintas:

Ocidental, que segue as regras da medicina, apresentando comprovação cientifica dos seus efeitos e resultados no aparelho esquelético e muscular. Entre essas massagens, temos a Sueca, a Desportiva, a Miofascial, Terapêutica, Drenagem Linfática, entre outras.

Oriental, visa o equilíbrio energético, os chakras e meridianos do corpo, como exemplo as técnicas de Shiatsu, Reflexologia, Reike, entre outras.

Ambas as linhas são muito parecidas no sentido de terem como objetivo relaxa o sistema nervoso.

Indiferente da linha usada, é de extrema importância que o massoterapeuta tenha profundo conhecimento da anatomia e fisiologia humana. Aprender, aperfeiçoar varias técnicas. Adequar alguns elementos essenciais, como direção do movimento, ritmo, velocidade, intensidade, duração e frequência, para assim fazer um tratamento correto, pois uma manobra indevida pode acarretar em consequências graves.

Quando trabalhamos com seres humanos, temos que ter em mente que cada paciente é único,sendo assim seu tratamento é individualizado.

A massagem em geral visa o equilíbrio psíquico, físico e energético, aliviando assim o estresse e aumentando a circulação sanguínea.

A massagem executada com seriedade e conhecimento, vem produzindo efeitos benéficos ao longo dos séculos em varias civilizações. São inúmeros os benefícios, e estes serão abordados nos próximos posts. 

TRIATHLON “life style”.
O que é Fibromialgia?

Comentários

 

Inscreva-se para ser avisado sobre novos posts

© Copyright 2018 - Fernanda Hayde

Ventura Web Solutions