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O PODER DA PRÁTICA RESPIRATÓRIA

trabalho-controle Imagem Google

                                                                                     "Calma, respira, vai dar tudo certo!" 

                                                                            "Respira e concentra que agora vai conseguir." 

                                                                               "Respira e confia, você sabe que é capaz."

Frequentemente, conselhos oferecidos em situações difíceis ou desafiadoras são acompanhados da sugestão "Respira", "Calma", "Respira fundo". A respiração é uma prática que contribui com o funcionamento do Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático, responsável pelo controle de processos fisiológicos característicos nas sensações de medo e ansiedade. Por isso, a prática respiratória é capaz de provocar a sensação de relaxamento, tranquilidade, diminuição da tensão múscular, controle da frequência cardíaca, entre outros efeitos que promovem a recuperação da sensação de bem-estar nestas situações.

Entretanto, seguir o "poderoso" conselho somente nestes momentos pode ser difícil, para algumas pessoas é praticamente impossível, já que a mente provavelmente estará muito ocupada preocupando-se com os problemas em questão. O segredo é praticar a respiração cotidianamente para que o corpo se habitue a emitir as respostas de relaxamento com mais rapidez, possibilitando que as sensações de bem-estar ocorram cada vez com mais facilidade e intensidade.

Estudos científicos demonstram que a prática de respiração profunda, realizadacotidianamente e corretamente, pode contribuir com:

- Diminuição da ansiedade: facilitando a regulação fisiológica que diminui os sintomas somáticos de ansiedade, isto é, sentidos no corpo.

- Facilitação do controle de ansiedade: além dos sintomas físicos, a ansiedade gera pensamentos antecipatórios (e, muitas vezes, equivocados) de preocupação com o futuro. A prática respiratória pode ser benéfica porque exige que o foco mental volte para o momento presente, com a atenção na própria respiração e na recuperação do bem-estar.

- Melhora do foco de atenção: a prática respiratória cotidiana treina a mente para a manutenção da atenção no próprio ritmo respiratório e nos efeitos gerados no corpo. Por isso, com o tempo, pode-se desenvolver a habilidade de controle do foco e a manutenção da concentração em estímulos desejados.

- Diminuição do estresse: em situações de elevada carga de tarefas, pequenas paradas de poucos minutos ou até segundos para alongar-se e realizar a prática respiratória podem auxiliar na recuperação fisiológica e mental para continuar as atividades.

- Melhora do humor: a prática respiratória estimula, ainda, a autopercepção, facilitando que você perceba quando seu humor se altera e possibilitando que você respire profundamente quando desejar retomar as condições de tranquilidade.

Como mencionado, para sentir os benefícios da respiração é importante que sua prática seja realizada cotidianamente:

- Escolha um momento de sua preferência, ao início ou ao final do dia, por exemplo, em que você se dedique a, somente, respirar profundamente. Não se trata apenas de um momento de respiração, mas de conexão com você mesmo (a), no qual você voltará toda a atenção para sua mente e seu corpo.

- Inicie com práticas curtas, de 1 minuto, por exemplo, uma vez ao dia, ou duas, como achar melhor. Conforme evoluir na sua habilidade de respiração você poderá aumentar o tempo e/ou a frequência de prática, se desejar.

- Para desenvolver sua prática ainda mais, também pode buscar informações sobre a respiração abdominal (ou diafragmática), fortemente indicada para o alcance dos efeitos mencionados.

O mais importante é praticar cotidianamente, para além dos momentos de desafios. Pois com a prática diária, seu corpo retomará a sensação de bem-estar de forma cada vez mais efetiva, e será mais fácil aceitar e realizar o "poderoso" conselho recebido nosmomentos de deafio!

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